Categorias
Informativos

Notícias sobre a 23ª Bienal Internacional do Livro de SP

PARCERIA CULTURAL ENTRE SESC E CÂMARA BRASILEIRO DO LIVRO REVIGORA A 23ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO

21 mai 2014

Evento acontece entre 22 e 31/8, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. As novidades incluem atividades lúdicas destinadas a crianças e discussões sobre temas atuais

São Paulo, maio de 2014 – Uma parceria firmada entre a Câmara Brasileira do Livro e o Sesc só poderia dar certo. Afinal, a entidade do setor editorial e o Serviço Social do Comércio têm suas trajetórias marcadas pelo compromisso com a difusão da cultura e do conhecimento. E, embora as duas instituições já tenham trabalhado juntas em muitas ocasiões, nunca esse vínculo esteve tão fortalecido quanto na 23ª edição da Bienal Internacional do Livro, que ocorrerá de 22 a 31/8, no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

O Sesc SP será responsável pela programação cultural dos seguintes espaços: Salão de Ideias, Espaço Imaginário, Anfiteatro e Bibliosesc. No “Panorama Cultural”, realizado em 20/5, no Sesc Vila Mariana, foram anunciadas as novidades preparadas para o evento, bem como experiências que repercutiram com sucesso em anos anteriores.

Destaques das atrações confirmadas:

Autores e obras que se completam, autores e obras que se contrastam: essas complementaridades serão exploradas no SALÃO DE IDEIAS, que terá como mote o mundo do livro e suas conexões com outros campos da cultura.

• Os Sermões do Padre Antônio Vieira: quatro séculos depois
João Adolfo Hansen (USP) e Miguel Conde (jornalista e ex-curador da Feira Literária de Paraty) enfocam os sermões do Padre Antônio Vieira. Datados de quatro séculos atrás, eles mantém sua importância literária.

• Quadrinhos e novos enquadramentos
Irmãos gêmeos, os quadrinistas paulistanos Gabriel Bá e Fábio Moon são destaques dessa atração, que pretende discutir a interação dos quadrinhos com outras linguagens e abordar os trabalhos de autores nacionais e estrangeiros.

• 1964: Outras Perspectivas
Almino Afonso, ex-ministro do Trabalho do presidente João Goulart, a psicanalista Maria Rita Kehl e o professor do Depto de Filosofia da Unicamp Marcos Nobre apresentam diferentes pontos de vista sobre o regime militar que vigorou no Brasil de 1964 a 1985.

• Ironia é fundamental
Xico Sá, Gregório Duvivier e Antônio Prata discutem o uso da ironia na arte da crônica.

• Violência Urbana
Vladimir Safatle, Jaime Ginzburg e Luiz Eduardo Soares analisam o tema, tão presente na sociedade contemporânea.

• Território Língua Portuguesa
Luiz Ruffato e Inês Pedrosadiscutem as peculiaridades da Língua Portuguesa em diferentes continentes.

• Missão: escritor brasileiro
Quem é o escritor brasileiro hoje? Respostas para esta pergunta serão buscadas a partir das reflexões de Patrícia Mello e Cristóvão Tezza, com mediação de Rogério Pereira.

A programação das linguagens artísticas da Bienal Internacional do Livro de São Paulo será realizada no ANFITEATRO, espaço desenhado especialmente para esse fim. Nele, haverá espetáculos de Teatro, Música, Circo, Dança e Cinema, além de programação especial para o público infantil:

• Música
Nessa brincadeira, artistas foram associados a alguns dos arquétipos que povoam nosso imaginário. Dentre eles, “Zélia Duncan, a Amazona” e “Lirinha, o Trovador”.

• Teatro
A programação de Teatro contará com uma homenagem ao escritor Júlio Cortázar, no dia de seu centenário, 26 de agosto. O espetáculo IMAGO – Uma lua n’água é uma produção teatral internacional (Brasil/Chile). Inspirado pelo universo fantástico e autobiográfico do autor argentino, o texto foi escrito especialmente para o Grupo Matula Teatro pelo dramaturgo chileno Leonardo González Torres, a pedido da diretora, Claudia Echenique, também chilena.

Além destes, serão apresentados os espetáculos “A hora errada”; texto de Lourenço Mutarelli, com direção de Tomás Rezende e “O Filho Eterno”, da Cia. Atores de Laura com direção de Daniel Herz.

• Infantil
Oito espetáculos produzidos a partir da adaptação de textos literários serão levados ao palco, em produções de companhias de São Paulo e de outros estados. Dentre eles, Felpo Filva, baseado no livro homônimo de Eva Furnari, com adaptação assinada pelo premiado dramaturgo e diretor Marcelo Romagnoli.

Concebido para aproximar livros e leitores, o programaBIBLIOSESC oferece duas áreas de leitura: o BiblioSesc Praça da Palavra e o BiblioSesc Praça de Histórias, com aproximadamente 15 mil livros para leitura no local. Dentre outras atrações, constam:

• Mediação de leitura, com a Cia. Circo de Trapo e A Cor da Letra.
• Contação de histórias (com foco no público infantil).
• Roda de Conversas, com discussões como “Vou ler pro meu livro, e agora?” e “A palavra partilhada entre pais e filhos” – haverá participações de autores consagrados, como Heloísa Prieto e Ricardo Azevedo.
• Intervenções, com brincadeiras, vivências e iniciativas como a dos Poetas Ambulantes, que declamarão e distribuirão poesias.

O ESPAÇO IMAGINÁRIO pretende explorar as diferentes narrativas: livros, oralidade, ilustrações, imagem digital… O pressuposto, aqui, é que as múltiplas narrativas atendem à necessidade humana de fabulação, gerando fenômenos como os encontros de fanfiction, acampamentos de leitores, cosplayers, vlogueiros, blogueiros, novos escritores e novos leitores.

• Brasil: Incontáveis Linhas, incontáveis histórias
A exposição que contemplou 55 ilustradores brasileiros durante a Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha 2014, que teve o Brasil como país homenageado, chega ao público brasileiro em novo formato. Entre os selecionados estão Ale Abreu, Manu Maltez, Ricardo Azevedo, Roger Mello, Guto Lacaz, Eva Furnari, Ziraldo. Um dos curadores é Fernando Vilela.

• Atelier Aberto
Espaço de pequenas experimentações e demonstrações ao vivo dos processos criativos de artistas.
Estas atividades têm curadoria da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e da Fundação Biblioteca Nacional.

Outros espaços também receberão uma rica e atrativa programação:

ARENA CULTURAL contemplará toda a variedade de escritores best-sellers brasileiros e internacionais.

ESCOLA DO LIVRO oferecerá um calendário de cursos para os profissionais que desenvolvem suas atividades no setor do livro – editores, livreiros, distribuidores, além de abordar temas como livro digital, novas tecnologias de conteúdo e formação de professores e bibliotecários, que são os principais mediadores de leitura.

COZINHANDO COM PALAVRAS, com a curadoria do chef André Boccato, é um espaço dedicado ao setor de livros de gastronomia, onde são desenvolvidas programações que unem comida, literatura e cultura. Trata-se de uma verdadeira gourmet experience, estilo sarau, que já foi realizada, com sucesso, nas duas últimas edições da Bienal Internacional do Livro de São Paulo (2010 e 2012) e na Feira do Livro de Frankfurt em 2013.

ESPAÇO DE NEGÓCIOS BRAZILIAN PUBLISHERS, terá uma programação voltada para apresentação de produtos e reuniões de profissionais do mercado editorial nacional e internacional.

Mais uma novidade: o 5º Congresso Internacional CBL do Livro Digital antecede a 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Com o tema Conteúdo em Convergência, o 5º Congresso Internacional CBL do Livro Digital, acontecerá dias 21 e 22 de agosto, antecedendo a 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo ( 22 a 31 de agosto).  Estão confirmadas as presenças de importantes convidados internacionais, entre eles Jason Markoski, que, na palestra de abertura, falará sobre seu livro Burningthepage – a revolução dos livros digitais e o conteúdo em convergência . Markoski foi o primeiro evangelista de tecnologia da Amazon.

OrienTeicher, presidente da ABA – American BooksellersAssociation e Jean MarieOzanne, fundador da livraria Folies D’encre, de Montreuil abordarão o tema Em busca de um modelo de negócios para as livrarias independentes no universo digital.

Outro assunto relevante – ePub 3 e a revolução no mercado será discutido por Alicia Wise, diretora de Acesso e Política da editora Elsevier de Londres, Stephen King, presidente do grupo Daisy de Londres, tendo como mediador Pedro Milliet da Fundação DorinaNowill.

Convergência entre mídias digitais e físicas nas bibliotecas será abordado por OlafEigenbrodt, diretor da Biblioteca Universitária de Hamburgo, na Alemanha e porJulia Bergman, consultora especialista em bibliotecas digitais. Ambos virão ao Brasil pelo Goethe Institut.

O 5º Congresso Internacional CBL do Livro Digital trará especialistas em Direitos Autorais, assunto tão importante para que escritores sejam remunerados corretamente no universo dos ebooks.  Em parceria com a Accion Cultural Española, José Luis Verdes, presidente da Manuscripts, CarmeFenoll, bibliotecária chefe do Serviço de Bibliotecas da Cataluña e Rosa Sala Rose, diretora da Digital Tangible, apresentarão o tema Compartilhando experiências sobre o universo do livro digital.

Trabalhos Científicos

Com o objetivo de promover e premiar trabalhos empíricos e conceituais, o Congresso seguirá a tradição de avaliar trabalhos científicos e acadêmicos relativos ao livro digital. Serão premiados três vencedores que, além de valor em dinheiro, poderão receber, dependendo do tema do trabalho, avaliação em fasttrackpara publicação na REGE – Revista de Gestão da USP. O 1º colocado apresentará seu trabalho em plenária, durante o evento. O regulamento completo para participação dos Trabalhos Científicos encontra-se no site: www.congressodolivrodigital.com.br

Cases de sucesso

Empresas e profissionais do mercado do livro digital apresentarão seus cases de sucesso, dentro dos seguintes temas: bibliotecas, self-publishing, proteção contra a pirataria, o novo papel dos revisores e outros profissionais da cadeia produtiva do livro, social commerce e ebooks para o público infantil, além de ações de marketing e outras questões práticas deste mercado. As sugestões devem ser enviadas para a Comissão do Congresso por e-mail: digital@cbl.org.br

Serviço:
23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
22 a 31 de agosto de 2014
Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – SP/SP
www.bienaldolivrosp.com.br

5º Congresso Internacional CBL do Livro Digital
21 e 22 de agosto de 2014
Auditório Elis Regina – Palácio das Convenções do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana – SP/SP
www.congressodolivrodigital.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *